quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Voluntario

Seja Voluntário: O que é ser Voluntário
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Existem diversas formas e oportunidades de participação, presencialmente ou à distância:
Realizando ações individuais - Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.

Participando de campanhas - Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.

Juntando-se a grupos comunitários - Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc.

Trabalhando em Organizações Sociais - que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.

Participando de Projetos Públicos - Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.

Sendo Voluntário em Escolas - Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado.

Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.


Esta lei estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito - o Termo de Adesão que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário.



E você faz algum trabalho voluntario? conhece alguém que faz? o que acha do trabalho voluntario? deseja realizar alguma ação voluntária?
poste a sua opinião...

15 comentários:

  1. Voluntario, é disponibilisar um periodo do seu tempo e praticar um trabalho não vizando remuneração .
    Trabalho com um grupo e 40, senhora, em minha comunidade, todas as terças no periodo da tarde com recreação ,lanches e passeios.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho voluntário é muito importante e necessário.As pessoas que se propõe a este tipo de trabalho vão espontaneamente e os fazem com amor.Conheço várias pessoas que o fazem.Já trabalhei como voluntária num grupo de idosos e numa casa de passagem. Hoje ensino pintura em tecido como voluntária no grupo de idosos do qual eu participo.

    ResponderExcluir
  3. volutario são pessoas desprendidas ,que trabalha sem remunerasão. Eu fui uma delas ,trabalhei no hopita regional.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito importante o trabalho de voluntariado
    pois,atraves deste trabalho ajudamos muitas
    pessoas.E realizamos nossos objetivos,compartilhando com a sociedade.
    Eu mesma faço trabalho voluntariado e me sinto
    felis e realizada.todas as pessoas deveriam dentro do possivel fazer este trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Maria Gorete Correa Mello23 de setembro de 2010 às 06:34

    Ser voluntário é aquela pessoa que se dedica aõ proximo esperar receber nada em troca.

    ResponderExcluir
  6. Ser voluntário é dor seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitario, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade.
    Temos participado dntro do possivel, no atendimento de pacientes de outras cidades, com hospedagem, encaminhamento nos órgaos de saude e assistencia. Participamos com doação de roupas, livros etc.Atualmente,hospedamos uma senhora em tratamento de saude oncologista.

    ResponderExcluir
  7. Vamos grupo Tunisia, postar nossos comentarios

    ResponderExcluir
  8. Ser voluntaro é doar-se.Fazer o bem,as pessoas que precisam de ajuda.gostaria muito de ser uma delas, pois já fiz muitas obras de caridade.Tambem conheço pessoas,que fazem este trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Isolete de Souza Cunha23 de setembro de 2010 às 10:54

    ser voluntario è muito bom ;perante a Deus e a sociedade. Se cada um fazer a sua parte ja esta colaborando. Eu sou legionaria e nosso trabalho e visitar as familias e nos fizemos um trabalho de evangelizaçao´.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o texto, pois, ser voluntário é colocar seu tempo a disposição de alguém ou de uma instituição qualquer.
    Eu sempre admirei quem exercia o trabalho voluntário. Até que um dia decidi e iniciei um projeto em minha igreja e trabalho há 7anos. Trabalho num grupo de senhoras que se propõe a fazer enxovais de bebê e apoiar diversas instituições de criançaas, hospitalares e idosos.Tanto ajudamos a quem precisa como somos ajudadas, pois o trabalho é gratificante.Apesar de ser na Igreja Presbiteriana do Estreito, qualquer pessoa interessada pode participar.Eu sinto-me muito feliz naquilo que faço.

    ResponderExcluir
  11. É louvável a atitude daquelas pessoas que se predispõem a participar de um trabalho voluntariado. Através a minha esposa que participa de um projeto, que reune várias senhoras com o objetivo de confeccionar roupas (enxoval para bebê), agasalhos para idosos e outras atividades, com o objetivo de atender instituições hospitalares, creches, casas de repouso e creches, eu me envolvi no projeeto cujo o resultado é muito gratificante.

    ResponderExcluir
  12. conheço o trabalho voluntario minha amiga ja me levou no hospitál vizitamos os doentes pa ra ver se eles estavão precisando de alguma roupas que eles arrecadão que se econtra no bazár eu cortei cabelo de alguns doentes ,e agente dava uma palavra de conforto eoração por problema de saude não fui mais so acompanho uma vizinha que mora sozinha e idoza uma vez por semana

    ResponderExcluir
  13. O trabalho voluntário é muito importante, exige tempo e ao mesmo tempo é prazeiroso. Faço parte de um grupo que dá assistência ao Hospital Psiquiátrico da colonia Santana. Colaboro junto com o grupo enviamos balas de goma e banana,com vestimentos e calçados.Cada um ser humano fazendo sua parte no voluntariado, sendo presente ou a distância faz muita diferença. Pois ajudar a melhorar a qualidade de vida de diversas pessoas.Ser voluntário é doar seu tempo ao próximo.

    ResponderExcluir
  14. OS IDOSOS DEVE SER RESPEITADOS E NÒS DEVEMOS SER MAIS PACIENTE COM ELES POIS SÂO RICOS EM
    SABEDORIA NUNCA DEIXAMOS DE APRENDER COM ELES
    EU FICO MUITO FELIZ EM APRENDER COM ELES.
    ESSE È MEU COMENTARIO
    ASSINADO PITUCHA.

    ResponderExcluir